Loading…
Bem-vindo(a)! Esta é a programação da Conferência Global de Jornalismo Investigativo, que reúne o 8º Congresso da Abraji, a 8ª Global Investigative Journalism Conference e a 5ª Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación (COLPIN). O evento acontecerá de 12 a 15 de outubro de 2013, no Rio de Janeiro (PUC-Rio). Haverá painéis em várias línguas, e nem todos contarão com tradução simultânea. Então, atente à indicação que aparece junto aos nomes deles: Inglês (Ing), Português (Port) e Espanhol (Esp). A sessão plenária e os showcases terão tradução simultânea nos três idiomas.

Esta programação poderá sofrer alterações pontuais; fique ligado(a) para se manter atualizado(a)!

Para fazer sua inscrição até 4 de outubro de 2013, 23h59http://bit.ly/187YPTk 

Patrocínio
avatar for José Hamilton Ribeiro

José Hamilton Ribeiro

TV Globo
Repórter
Brasil
Começou na carreira em 1955, trabalhando como redator na rádio Bandeirantes (SP), da meia-noite às seis da manhã, convivendo com ícones da música caipira, que valorizaria em livros e reportagens muitos anos depois. Logo passou a atuar na imprensa escrita, no extinto jornal O Tempo, ainda em 1955, e, em seguida, na Folha de S.Paulo (que deixava de ser Folha da Manhã), em junho de 1956. Cobriu a primeira missa a ser oficializada em Brasília, em 1957, três anos antes da inauguração da capital.

Foi para a Editora Abril, em 1962, para ocupar o posto de redator-chefe da revista Quatro Rodas, onde seu trabalho ganhou visibilidade e notoriedade. Nesse período ganhou dois Prêmios Esso. Em 1966, passou a editor-chefe da revista Realidade. Atuou, em março de 1968, como enviado especial ao Vietnã, onde perdeua parte inferior da perna esquerda na explosão de uma mina terrestre vietcong, perto de Quang Tri.

Cobriu o escândalo que envolveu o assassinato do candidato presidencial Robert Kennedy (1925-1968), nos Estados Unidos. Em 1974, foi ser repórter da revista Veja, ainda na Editora Abril, e colaborador do jornal EX. Cansado de enfrentar a censura, nos anos seguintes, trabalhou no interior de São Paulo, ajudando a modernizar redações com os avanços da informática. Foi diretor de O Diário, de Ribeirão Preto, em 1975, e dirigiu o Dia e Noite, de São José do Rio Preto, em 1977, onde ganhou mais um Prêmio Esso, na categoria Regional/Sudeste, com a matéria Na boca da milésima extracorpórea.

Voltou a São Paulo em 1978, quando assumiu o cargo de editor-chefe de Jornalismo da extinta TV Tupi, além do de diretor-geral do programa Pinga Fogo. Paralelamente, dirigia a redação do Jornal de Hoje, de Campinas. Passou definitivamente para a frente das telas em 1981, como repórter especial do Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão. No mesmo ano, começou a produzir reportagens para o programa e para a revista Globo Rural, da qual se tornou, posteriormente, repórter especial.

Publicou dezenas de livros e recebeu os prêmios Maria Moors Cabot 2006 – da Universidade de Columbia (EUA) –, Personalidade da Comunicação 1999, José Reis de Divulgação Científica 1999, Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 1983 (duas vezes), 1984 e 1987, Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos de Declaração 2008, Líbero Badaró 1997, Cláudio Abramo de Jornalismo, Telesp de Ciência, Embratur, Bicentenário da Imprensa no Brasil, Confederação Nacional de Agricultura 1995, Massey Fergusson 2007 e Caixa de Jornalismo Social 2005, este com Francisco Maffezoli Júnior, Ivo Coelho, Jorge dos Santos, Olympio Giuzio, Orlando Daniel e Adalto Vieira. 

My Speakers Sessions

Saturday, October 12
 

11:00am GMT-03